A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou por unanimidade na noite desta terça-feira (16) moção de aplausos dirigidas a diversos grupos envolvidos na organização e realização dos tradicionais festejos de agosto na cidade, que se sucederam ao longo das últimas três semanas. A homenagem foi proposta verbalmente pelo presidente da casa, Abelardo Júnior (PP) e recebeu acréscimos do vereador Nenê de Nedito (PSD), líder da bancada de oposição.
Propositor inicial de moção para a comissão organizadora do evento e a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Abelardo elogiou todos os aspectos da festividade, que chegou a intitular, como “a maior festa democrática de todos os tempos”, pois na sua concepção, contemplou os mais variados públicos, desde os moradores da zona rural aos da sede, citando o caráter distinto da Cavalgada do dia 31 de Julho e da Alvorada de 07 de agosto.
Em discurso na tribuna do Legislativo, o parlamentar aproveitou para enaltecer o esquema se segurança público montado para os dias de festejo: “Na Alvorada, parecia que pra cada folião, havia um policial, um guarda municipal ou um membro da segurança privada. E não era só no evento, fora dele também (…) polícia rodoviária também, parando, fazendo blitz, show de bola.”
Já o vereador Nenê de Nedito, que também discursou na tribuna, solicitou duas extensões da moção de aplausos. A primeira, para a Orquestra Filarmônica Nossa Senhora do Bom Conselho, pela atuação ao longo das datas de novenário e demais cerimônias religiosas, em nome do Maestro Aílton. “Esse menino, nos tem enchido de orgulho. Não digo que é o substituto do Maestro Zeferino, porque ele é insubstituível (…) mas, todos hinos novos que nos ouvimos serem tocados aqui, e que encheram os olhos de muitas pessoas na Igreja, foram escritos por Aílton, e são poucos os músicos que têm a capacidade de escrever.”
O segundo pedido do vereador se estendeu aos organizadores do 13º Encontro de Amigos e Conterrâneos Cicerodantenses, que ocorreu no último sábado (13) no clube do Banco do Nordeste, e reuniu dezenas de pessoas com o propósito de celebrar o reencontro filhos da cidade que residem em locais distintos, e aproveitam a oportunidade da festa de agosto, para se reverem e confraternizarem.
MOÇÃO DE PESAR
Ao final da sessão ordinária, o Legislativo também aprovou de modo unanime uma moção de pesar de iniciativa do vereador Guilherme de Weldon (PDT), em decorrência do falecimento recente da Sra. Rosa Cardoso Gama, segundo o parlamentar, “uma pessoa boa, digna e fraterna” e “pertencente a uma família bastante conhecida e querida por todos”. Sua perca “causa um grande vazio, bem como deixa saudades na vida de todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la”. O texto da moção se solidariza aos seus familiares.
Redação de Sertão em Pauta.