O vereador Érico do Juá voltou a protocolar na Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) as mesmas cinco indicações que havia apresentado na casa legislativa na semana passada. A iniciativa não surpreendeu aos colegas, já que o parlamentar havia dito que repetiria as proposições até que cada uma delas viesse a ser acatada cumprida pelo Poder Executivo e suas respectivas secretarias.
As indicações são voltadas para as comunidades do Juá, São João da Fortaleza e Major, e voltadas a atender demandas das populações desta localidades no âmbito da infraestrutura, saúde e esportes. Confira, a seguir:
1 – Solicita ao prefeito Ricardo Almeida (PP) e à Secretaria Municipal de Infraestrutura que sejam providenciados reparos nos sistemas de iluminação pública do Distrito de São João da Fortaleza e dos povoados Juá e Major. Segundo o vereador, a iluminação nessas localidades se encontra em estado de calamidade, e para proporcionar mais segurança à população, é necessária a sua resolução.
2 – Também à Secretaria de Infraestrutura, pede que seja refeito o esgotamento sanitário de São João da Fortaleza, onde atualmente moradores têm sofrido com o mau cheiro. O parlamentar menciona os riscos de contaminação derivados das más condições estruturais.
3 – Manifestando preocupação com o volume de mato presente em ruas do mesmo distrito, o vereador requisita ainda que o Poder Executivo faça, por meio da empresa contratada para tal, o serviço de capinagem nas vias públicas da localidade. A demanda foi apresentada em caráter de urgência.
4 – Na esfera do esporte, Érico indicou a construção de um campo de futebol na localidade do Juá. O pedido é estendido à Secretaria Municipal de Esportes, e nele, o vereador expressa que a demanda é de grande importância, pois se refere a “um espaço de lazer e de prática esportivo essencial para a qualidade de vida dos moradores.”
5 – solicita da Secretaria Municipal de Saúde a disponibilização de profissionais médicos para o Distrito de São João da Fortaleza e o Povoado Juá, cujos habitantes estão com acesso dificultado a atendimento clínico, justamente por conta deste problema.
MESMO AUSENTE
O parlamentar não esteve presente na sessão, mas já havia deixado claro que mesmo quando ausente do plenário as indicações seriam protocoladas para leitura e apreciação dos colegas dos parlamentares. Todas as matérias, em votação simbólica, foram aprovadas por unanimidade.
MOÇÕES APROVADAS
A casa legislativa também aprovou por unanimidade uma moção de pesar requerida de modo verbal, pelo vereador Uri da Ilha, em decorrência o falecimento da Sra. Dulce Carvalho Oliveira Batista, que tinha 83 anos de idade, e era a tia do funcionário da Câmara, Naelson Matos. “Ela já tinha problemas de saúde, e como se diz, dormiu e já amanheceu morta (…) então, a todos os amigos e familiares, o meu sentimento”, comentou o parlamentar na tribuna.
Já o vereador Nenê de Nedito (PSD) propôs também durante a sessão, uma moção de aplausos ao Cartório de Imóveis de Cícero Dantas “pelos serviços relevantes prestados à sociedade”. A matéria será redigida nesta quarta-feira (25) e contará com a assinatura de todos os parlamentares. A homenagem do parlamento, inclusive, foi suscitada a partir de um ofício recebido do procurador fiscal do município, Jorge Luiz, que no documento enalteceu o trabalho desempenhado pelo Sr. Anderson, que está atualmente na condição interina de oficial, e tem colaborado com famílias de baixa renda e e da zona rural em procedimentos de caráter burocrático e jurídico. O texto ainda pede a efetivação do oficial no cargo.
Redação de Sertão em Pauta.