O vereador e presidente da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), Abelardo Júnior (PP), está realizado em ver concretizada uma proposição de sua autoria, para a criação de uma casa de acolhimento voltada a pacientes que precisam se deslocar a maiores centros urbanos com o intuito de serem submetidos a consultas, exames e outros procedimentos médicos.
A proposta foi apresentada em forma de indicação, em março de 2020, pelo parlamentar, que à época, ressaltou a importância de se construir um espaço como este para quem necessita de Tratamento Fora de Domicílio (TFD): “Essa ideia surgiu no decorrer do dia a dia, às vezes eu levava um paciente para ser atendido no Hospital Luis Eduardo Magalhães, e lá chegando via inúmeras filas de pessoas sentadas em bancos ou até mesmo esperando em calçadas esperando o transporte para se deslocar não só para Aracaju, como também a Salvador.”
O Espaço de Acolhimento ao Paciente, que fica instalado em parte do antigo Anexo do Colégio Monsenhor Galvão, foi inaugurado na noite desta quarta-feira (06), pela Secretaria Municipal de Saúde, e o próprio Abelardo Júnior comentou sobre a conquista à nossa reportagem: “Eu vinha dialogando tanto com o prefeito Dr. Ricardo, como com a Secretária Paula (Luísa), e graças a Deus, tornou-se uma realidade. Com isso, trará dignidade maior a todos os pacientes que precisam fazer tratamento fora de domicílio. Então, foi um dia muito importante, em que a saúde pública ganhou e muito, porque só sabe a importância, quem realmente necessita de um apoio.”
Redação de Sertão em Pauta.