Dezenas de moradores do Povoado Campinas de Castro (BA), em Cícero Dantas, que costumeiramente praticam atividades de futebol em um campo situado na comunidade estiveram na noite desta terça-feira (24) nas galerias da Câmara Municipal, apresentando um abaixo-assinado contrário a uma construção de calçamento que invadiria a área do campo e inviabilizaria a realização de jogos no espaço.
O documento contém 147 assinaturas e foi entregue ao presidente do Poder Legislativo, Abelardo Júnior (PP), que ouviu as demandas do grupo e os parabenizou pela mobilização em torno da preservação do campo de futebol. “Podem contar aqui com o apoio de todos os vereadores desta casa, irei encaminhar (ao prefeito Ricardo Almeida – PP) e conversar com o mesmo, para que ele resolva esse problema, onde vocês inclusive já trouxeram as soluções”, declarou o parlamentar.
O grupo sugere ao Poder Público do município duas soluções para preservar a prática esportiva na localidade: a interrupção da construção do calçamento ou então a compra de um terreno ao lado do campo, pela prefeitura, para viabilizar a expansão do campo para a outra extremidade.
Um dos líderes do movimento, José Sandro falou à nossa reportagem sobre a mobilização da comunidade quanto à proteção do espaço do campo, que é ponto de referência na região e até fonte de renda para comerciantes, durante a realização de torneios. “Nós, perdendo o campo, vamos ficar sem diversão nenhuma no povoado. O calçamento é de mais ou menos 7m de largura com uns 40m de comprimento. Já tem um tempinho que a gente vêm reivindicando para que não calce, mas agora até já jogaram areia”, comentou o morador de Campinas de Castro.
Em seu discurso na tribuna da casa legislativa, o vereador Érico do Juá (PP) elogiou a postura dos residentes da comunidade e cobrou do prefeito Ricardo uma solução: “Eu estou até surpreso com essa vinda de vocês aqui hoje, porque eu pensava que essa situação já tinha sido resolvida. O prefeito Ricardo me garantiu que ia lá falar com o pessoal da comunidade para resolver o problema. Então, com todo o respeito que tenho ao prefeito, queria dizer a vocês de Campinas de Castro, que não deixem construir não, quem tá dizendo é Érico vereador, que já passou por isso. Vocês têm força; ou o prefeito Ricardo vai lá com o secretário, ou os vereadores formam uma comissão, para comprar o terreno imediatamente.”
Ao final da sessão, os vereadores decidiram por formar uma comissão especial com vereadores de situação e oposição, destinada a discutir o assunto e buscar uma resolução do problema. Os parlamentares devem fazer uma visita à comunidade ainda nesta semana.
Redação de Sertão em Pauta.