A Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA) aprovou por unanimidade em sessão remota nesta terça-feira (06) uma série de indicações apresentadas em conjunto pelos vereadores Nenê de Nedito e Gabriel de Nininho, do PSD, e também pelo vereador Carlinhos (PP), que as expôs de modo verbal. As matérias são referentes a diversas áreas como serviços de infraestrutura, transporte e saúde.
Ao todo, Nenê e Gabriel protocolaram cinco indicações na casa legislativa, que foram lidas durante o pequeno expediente pelo presidente da Câmara, Abelardo Júnior (PP). Em uma das proposições, os parlamentares pedem que a Secretaria Municipal de Educação doe o prédio da antiga creche da Rua do Trecho para a sua adaptação pela Secretaria de Saúde como centro de tratamento fisioterapêutico, proporcionando assim um espaço adequado na cidade, para pessoas que precisam deste tipo de atendimento clínico e aos profissionais da área.
Na indicação, os parlamentares citam uma gama de tratamentos (crioterapia, fototerapia, hidroterapia, dentre outros) que poderiam ser disponibilizados no local, que contaria com consultórios e salas para a realização das terapias, além de estacionamento.
Os mesmos vereadores também solicitam do Poder Executivo, em outra indicação, a construção de redutores de velocidade, do tipo quebra-mola na Rua da Nação Velha, entre o cruzamento que interliga o Bar de Batata ao final da via pública. O pedido é feito em caráter de urgência e direcionado à Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Já em outra proposta encaminhada à pasta da Educação, os parlamentares solicitam que o município adquira ônibus especial adaptado para o transporte de crianças estudantes de creches. “Nós ficamos preocupados quando vemos as crianças sendo transportadas em qualquer veículo, seja ele grande, do tipo ônibus, ou do tipo pequeno … tenho certeza que seria uma grande inovação para o nosso povo”, comentou Nenê de Nedito, durante seu discurso na tribuna virtual.
Na quarta indicação conjunta, Nenê e Gabriel solicitam mais uma vez em caráter de urgência à Secretaria de Infraestrutura, o cascalhamento da estrada que liga a Fazenda Maenga à BR-110; e na última, eles requisitam da Prefeitura a doação de um terreno em desuso à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho. A área fica situada na Rua do Tira Chapéu, no Bairro Pedro Teles de Menezes, e sua concessão tria como finalidade a construção da Capela de Santo Antônio.
INDICAÇÕES DO VEREADOR CARLINHOS
Líder da situação na Câmara, Carlinhos apresentou de modo verbal quatro indicações na sessão desta terça-feira. Duas delas se referem ao Povoado Cansanção e requerem a intervenção do município na ladeira da comunidade (objeto de reclamações constantes dos moradores pela dificuldade de trânsito) e a instalação de braços de lâmpada em uma nova rua local. Além disso, o parlamentar pede o cascalhamento das localidade de Bacu, Inchuí, Serra Vermelha, Tanquinho e adjacências; bem como o melhoramento da entrada da Vila São Pedro, demanda que segundo o político, recebeu dos residentes da região, em visita recente.
MOÇÕES
Três moções de pesar foram apresentadas e também aprovadas por unanimidade na sessão. Uma delas, de autoria do vereador Abelardo Júnior, é voltada a familiares e amigos do Sr. Manuel Amâncio de Jesus, a quem classifica como “um ilustro cicerodantense, fraterna e de bom coração”. “Era um cidadão lá do Povoado Caxias, ao qual eu tenho um enorme carinho àquela família e me solidarizo a todos. Perdemos um grande cidadão cicerodantense, um senhor com cerca de 98 anos”, pontuou o parlamentar presidente da casa.
O vereador Genilson, natural da mesma comunidade, também apresentou uma moção em homenagem ao Sr. Manuel Amâncio e seus parentes. Ele o reputa como “uma pessoa respeitada por sua conduta de dedicação à família e à comunidade”. Em uma outra moção, o parlamentar ainda registrou seus sentimentos pelo falecimento de Maria Dias de Souza, conhecida como Maria de Zizi, que ao longo da vida teve 15 filhos, 48 netos, 25 bisnetos e 3 tataranetos. Para Genilson, ela era uma mulher de fé, cidadã de bem e alicerce da família.
Redação de Sertão em Pauta.