Na última quarta-feira (13), foi inaugurada em Cicero Dantas (BA) a Sala do Empreendedor, programa que foi viabilizado para a cidade por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura e o Sebrae, e que visa dinamizar a prática do microempreendedorismo local, a partir de um estudos das potencialidades de sua economia.
A reportagem do Sertão em Pauta conversou com Ernesto dos Anjos, agente de desenvolvimento da Prefeitura de Cícero Dantas e responsável pelo programa na cidade, para entender o funcionamento do Sala do Empreendedor e saber quais os benefícios práticos para os Microempreendedores Individuais (MEIs), publico alvo do programa.
De acordo com Ernesto, o programa tem como objetivo facilitar o processo de criação de um pequeno negócio, e dar suporte aos microempreendedores cicerodantenses com a regularização de suas situações e o fornecimento de cursos de capacitação (presencias ou pela internet). “A formalização da situação do empreendedor é fundamental, pois garante também o acesso a diversos benefícios como a aposentadoria por idade ou invalidez; o auxílio-maternidade, no caso de mulheres e; o auxílio-capacitação”, explicou o agente de desenvolvimento.
Para estar com sua situação regularizada, o microempreendedor precisa pagar as taxas mensais do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que são cobradas nos segmentos da indústria, do comércio e das atividades mistas.
“Esse é um dos melhores programas de empreendedorismo do Sebrae, e além de Cícero Dantas, apenas outras três cidades do Semiárido Nordeste II, foram contempladas com ele”, comentou Ernesto dos Anjos que ainda lembrou que quem tiver dificuldade para criar o seu (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) CNPJ, pode comparecer à Sala do Empreendedor, instalada na Prefeitura, para realizar o cadastro de seu negócio.